O Papa Bento XVI destacou que "apesar da ‘satisfação material’, a nostalgia pela eternidade é muito atual, e que a Igreja na Europa está viva".

Na mensagem enviada aos participantes da Peregrinação Internacional da Juventude que chegou ao Santuário Mariano de Mariazell, na Áustria, o Pontífice convidou aos participantes a encontrar-se "com Jesus Cristo, na oração, na Sagrada Liturgia, que celebrarão em visível comunhão com a Igreja, assim como nos diversos momentos de encontro, de modo que nele, possa crescer sua amizade".

"Quando tantos jovens chegam até Mariazell, para encontrar-se aí com Cristo nos sacramentos, não se pode a não ser ver nisso um sinal de que apesar da ‘satisfação material’, a nostalgia pela eternidade é muito atual, e que a Igreja na Europa está viva", prosseguiu a mensagem lida pelo Arcebispo de Viena, Cardeal Cristoph Schönborn ao início da peregrinação.

"Sob o lema ‘Olhar a Cristo’ dirigirei também eu em algumas semanas para este tradicional Santuário de Peregrinação. Espero encontrar a muitos de vós também aí, para junto a vós elogiar ao Senhor e agradecer pela graça da fé em Jesus Cristo, o único Redentor da humanidade", continuou a mensagem lida a mais de três mil jovens da Polônia, República Tcheca, Bósnia, Croácia, Eslovênia, Áustria e de outros países da Europa Ocidental.

Para o Cardeal vienense, a Peregrinação Internacional da Juventude para Mariazell é "um importante sinal de fé dos jovens", que no dia 12 de agosto iniciou sua marcha para o santuário, e que ontem no Dia da Assunção da Virgem, chegou a seu ápice com a celebração da Eucaristia, presidida por ele.

A sua vez, o Bispo Auxiliar de Graz-Beckau, Diocese onde se encontra o santuário Mariano, assinalou estar "profundamente surpreso e impressionado pelo espírito festivo e ao mesmo tempo de profunda conversão e oração que marca o evento juvenil".