A Congregação para as Causas dos Santos entregou recentemente o "Nihil obstat" para iniciar a nível diocesano o processo de canonização de quem fora o 14º Bispo de Sonora e primeiro Arcebispo de Hermosillo, Dom Juan María Navarrete y Guerrero, informou seu atual pastor, Dom Ulises Macías Saucedo.

"Estamos muito contentes porque começaremos a juntar todo o testemunho e também os textos de Dom Juan Navarrete para que seja beatificado pelo Vaticano", disse o Prelado ao anunciar a entrega da notificação que permite o início à investigação e coleta de informação sobre a vida e obra do destacado Arcebispo.

Dom Juan María Navarrete y Guerrero

Dom Navarrete y Guerrero nasceu em Oaxaca em 12 de agosto de 1886. Iniciou seus estudos eclesiásticos em Guanajuato e, posteriormente, transladou-se a Roma onde obteve o bacharelado em Filosofia e o doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Ali foi ordenado presbítero em 19 de abril de 1909.

De retorno ao México, estabeleceu-se na cidade de Aguascalientes, onde foi pároco e professor do Seminário. Em 1914 foi banido para os Estados Unidos, mas retornou em 1916 a continuar seu trabalho pastoral. Nesse mesmo ano fundou a Sociedade de Auxiliares Paroquiais.

O Papa Bento XV o nomeou 14º Bispo de Sonora em 24 de janeiro de 1919, recebendo a consagração episcopal em 8 de junho desse mesmo ano.

Para fazer frente aos não poucos desafios que encontrou para a evangelização de sua vasta diocese, Dom Navarrete y Guerrero se converteu em um bispo missionário, impulsionando e levando a cabo pessoalmente um sem fim de iniciativas pastorais, formativas e assistenciais entre todos os setores de sua paróquia.

Para seu trabalho evangelizador estabeleceu associações como a Liga Diocesana, a Sociedade de Catequistas, os primeiros grupos da ACJM, a Sociedade de Operários Católicos e várias entidades mutuarias e centros de atividade.

Para melhor desempenhar seu trabalho catequética com os indígenas, principalmente os yaquis, o ciumento pastor aprendeu seu dialeto. Em 1921 abriu em Madalena o Colégio Apostólico de São Francisco Xavier.

O bispo sofreu o desterro de setembro de 1926 a setembro de 1929 e uma perseguição de cinco anos, de 1932 até 1937.

Quando a diocese de Sonora se converte em Hermosillo em 1959, Dom Navarrete e Guerrero se converte em seu primeiro bispo. Participou do Concílio Vaticano II (1962-1965). Com a criação da Província Eclesiástica de Hermosillo, a diocese é elevada a Arquidiocese em 1963, convertendo o prelado em seu Primeiro Arcebispo.

Depois de quase meio século de fecundo serviço episcopal, durante os quais ordenou 112 sacerdotes; levantou ou restaurou centenas de Igrejas, fundou 52 escolas primárias e secundárias e duas escolas de magistério, erigiu 26 hospitais, dois asilos para idosos, seis orfanatos-escolas para crianças desamparadas, dois centros para tuberculosos, um leprosário, além de centros sociais, cooperativas, mutuários, etc., em 11 de agosto de 1968 foi aceita sua renúncia ao governo pastoral da arquidiocese.

Foi convocado à presença do Pai em 21 de fevereiro de 1982. Seus restos mortais repousam na Catedral Metropolitana.