A Santa Sé participará com uma delegação de alto nível da Conferência sobre o Diálogo entre Muçulmanos e Cristãos, que será celebrado de 27 a 29 de maio em Doha, capital do estado árabe de  Qatar.

A delegação vaticana estará composta pelo Cardeal  Jean-Louis Tauran, Bibliotecário e arquiveiro da Santa Igreja Romana e os Arcebispos Michael Louis Fitzgerald, e Pier Luigi Celata, respectivamente Presidente e Secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.

A Comissão para as Relações Religiosas com os Muçulmanos, uma seção desse pontifício conselho e o Centro dos Estados do Golfo da Universidade de Qatar organizaram as três jornadas de debates que terão lugar no hotel Ritz-Carlton de Doha.

A sessão de 27 de maio, a portas abertas, contará com a participação de líderes religiosos muçulmanos e cristãos de todo o mundo. As sessões a portas fechadas terão lugar nos dias  28 e 29 de maio e estarão dedicadas ao tema da liberdade religiosa.

Entre os participantes da sessão pública de quinta-feira encontram-se o Cardeal Tauran, o Arcebispo Fitzgerald, o Emir de Qatar Shayk Hamad bin Khalifa Al Thani, Sua Santidade Shenouda III,  Patriarca de Alexandria da Igreja Copta Ortodoxa, Youssef al-Qaradawi, da Universidade de Qatar, Muhammad Sayyed Tantawi, da Universidade de Al-Azhar, O Cairo (Egipto) e Youssef El-Hage, um respeitado líder católico maronita do Líbano.