O Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, espera que a visita do Papa a Áustria em setembro signifique um "profundo fortalecimento da Igreja na Áustria" e do vínculo dos fiéis do país com o Santo Padre.

Em diálogo com a agência Kathpress, o Cardeal advertiu que "com toda a euforia prévia à visita, é bom não perder de vista o centro da própria fé".

Ao falar da Virgem de Mariazell, cujo santuário celebra este seu 850º aniversário, o Arcebispo de Viena disse que também espera que a visita do Santo Padre sirva para a "aprofundar na piedade Mariana refletida em uma maior devoção ao Mariazell, ponto de peregrinação Mariana não somente para os austríacos mas para muitos católicos dos países europeus".

Para o Cardeal Schönborn, Mariazell o "resulta o lugar de peregrinação mais relacionado com o espírito austríaco, mais que qualquer outro. Como a muitos outros austríacos, Mariazell me produz uma espécie de magnetismo", por isso visita o santuário Mariano com muita freqüência, pelo "consolo e fortaleza" que produzem os gestos singelos e comovedores da imagem.

Ao comentar uma anterior visita do Pontífice quando era ainda cardeal, o Arcebispo de Viena recordou que "provavelmente nos diga o Papa em sua prédica durante a visita de 8 de setembro, o que naquela ocasião de 2004 tanto o tocou".