A "persistência obstinada" de Euskadi Ta Askatasuna (ETA) "é insuportável", assegurou hoje o Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) e Bispo de Bilbao, Dom Ricardo Blázquez, quem pediu a "imediata, total e definitiva" desaparecimento do grupo terrorista que "atua contra a vontade deste povo".

"Uma vez mais por desgraça temos que nos fazer eco nesta festa do peso terrível que gravita há décadas sobre nossa sociedade", assinalou o Prelado ante milhares de paroquianos que participaram da Missa celebrada na Basílica de Nossa Senhora de Begoña de Bilbao por ocasião da solenidade da Assunção da Virgem Maria.

Em sua homilia, Dom Blázquez assinalou que o nascimento do ETA foi um "equívoco", precisando que "ninguém lhe outorgou" à organização criminal "representação alguma".

O Presidente da CEE se dirigiu com palavras consoladoras às vítimas do terrorismo na Espanha, "quem tem perdido entes queridos, quem tem sido extorquido, quem tem tido que sair procurando segurança".

"Unamos nossos esforços para erradicar a violência terrorista que repercute tão negativamente na vitalidade deste povo", assinalou.