O Arcebispo Emérito de Paraná, Dom Estanislao Esteban Karlic, assegurou que "é uma festa a vida e quando têm que servir a vida pelo Ministério" torna-se "mais rica, mais gozosa, mais dolorosa também porque nós temos que parecer com Jesus, mas no Senhor tudo tem seu sentido", em uma reflexão por seus 30 anos de ordenação episcopal.

Ao recordar as três décadas como bispo, Dom Karlic afirmou que "se a vida é estar sempre agradecendo a Deus, começando pelo presente da vida, aos 30 anos deste dom do Episcopado é realmente cantar glória ao Senhor".

Em seguida indicou que "os cristãos têm que compartilhar, e temos que compartilhar de dentro aos dons de Deus. São 30 anos compartilhando o evangelho, a vida na graça, compartilhando a relação de amor de irmãos que temos que ter", que "importante é fazer-se encarregado disto, sempre estamos recebendo para dar".

30 anos de serviço

Dom Karlic nasceu na cidade de Oliva em Córdoba, Argentina, em 7 de fevereiro de 1926. Aos 21 anos ingressou no Seminário Arquidiocesano de Córdoba e no ano seguinte viajou a Roma para estudar na Pontifícia Universidade Gregoriana. Ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1954 e consagrado Bispo Auxiliar de Córdoba em 15 de agosto de 1977.

Em 1986 o Papa João Paulo II o convocou para ser um dos oito encarregados de redigir o novo Catecismo da Igreja, tomando a seu cargo junto ao Cardeal Jorge Medina Estévez, da seção dos sacramentos.

Em 1996 foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Argentina e reeleito em 2002.