O Arcebispo de Toledo, Cardeal Antonio Cañizares, destacou hoje a necessidade que tem o cristão de revitalizar sua fé na ressurreição para fazer frente ao homem "light" da civilização atual caracterizado pela "tetralogia niilista" do hedonismo, consumismo, permissividade e relativismo.

"Sem fé na ressurreição" o cristão "perde o mordente" para enfrentar "esse homem 'light' da civilização de nossos dias que leva por bandeira uma tetralogia niilista: hedonismo, consumismo, permissividade e relativismo", disse o Cardeal na Catedral primaz da Espanha ante uma nutrida concorrência durante a Missa pela Virgem do Sacrário, Padroeira de Toledo.

Estes elementos da tetralogia niilista criam "um homem sem substância, sem conteúdo, entregue ao dinheiro, ao poder, ao êxito e ao gozo ilimitado e sem restrições", explicou o também Vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola.

Este tipo de pessoa "carece de referentes, tem um grande vazio moral e não é feliz até tendo materialmente quase tudo", apontou.

Em sua homilia, o Cardeal lamentou que nestes tempos "se debilitou a fé na ressurreição, produziram-se muitos silêncios no ensino da catequese e na predicação, e com tudo isso se mutilou a fé cristã" que foi reduzida "a mais um sistema moral".