Milhares de fiéis e peregrinos se reuniram na Praça Central de Castel Gandolfo para rezar o Ângelus com o Papa Bento XVI, quem nesta ocasião, na Solenidade da Assunção da Virgem Maria, recordou que Maria permanece sempre perto de nós.

Em suas palavras iniciais o Papa recordou que "a Assunção da Beata Virgem Maria" é "uma festa antiga que tem seu fundamento na Sagrada Escritura" que "sempre apresenta à Virgem Maria em estreita união com seu Filho Divino e sempre solidária com Ele".

"Mãe e Filho –prosseguiu o Pontífice- aparecem estreitamente associados na luta contra o inimigo infernal até a plena vitória" e assim como "a ressurreição gloriosa de Cristo foi o sinal definitivo desta vitória, a glorificação de Maria em seu corpo virginal constitui a confirmação final de sua plena solidariedade com o Filho tanto na luta como na vitória".

Recordou também que em 1950 o Servo de Deus Papa Piou XII declarou: "Em tal modo a augusta Mãe de Deus… obteve o ser preservada da corrupção do sepulcro e, vencida a morte, como seu Filho já tinha feito, o ser elevada em alma e corpo à glória do Céu, onde resplandece qual Rainha à direita de seu Filho, Rei imortal pelos séculos".

O Santo Padre destacou que "Maria não se afastou de nós, mas sim permanece ainda mais próxima e sua luz se projeta sobre nossa vida e sobre a história da inteira humanidade".

"Todos necessitamos de sua ajuda e de seu consolo para enfrentar as provas e os desafios de cada dia; temos a necessidade de senti-la como Mãe e irmã nas situações concretas de nossa existência", concluiu o Papa.