A Universidade CAECE e a Comissão da Bioética Padre José Kentenich lançaram o curso de pós-graduação em Ética Clínica Integral para brindar os conhecimentos básicos neste ramo da bioética e os principais métodos para reconhecer e tratar a diversidade destes temas.

O curso, que se realizará entre 30 de agosto e 13 de dezembro, é dirigido a profissionais em biomedicina e saúde (médicos, licenciados em enfermagem, farmacêuticos, bioquímicos, psicólogos, etc.), advogados, sociólogos, assistentes sociais, educadores, administradores de Sistema de Saúde e de Segurança Social e a todos os interessados.

"O curso não pressupõe formação acadêmica em filosofia, nem um compromisso religioso confessional, mas sim uma convicção de que a vida da pessoa supõe uma dignidade e integridade que sempre tem que respeitar-se independentemente de condições ou etapas em seu desenvolvimento", indicaram os organizadores.

A pós-graduação se realizará em cinco reuniões e se tocassem temas referentes à bioética, a ética clínica, dignidade do ser pessoa como fundamento e eixo da bioética, o início da vida, a sexualidade humana, o matrimônio e a família, a enfermidade e a morte, o cuidado do paciente, entre outros. Também haverão orientações. É prevista a apresentação de um trabalho final que deve ser entregue antes de 14 de março de 2008.

Os docentes que ditarão o curso são especialistas do Instituto Universitário de CEMIC (Centro de Educação Médica e Investigações Clínicas), a Pontifícia Universidade Católica Argentina, a Academia Nacional de Medicina, o Sanatório Modelo de Quilmes e do Estudo Jurídico Privado.

Para mais informação escrever a: eledesma@caece.edu.ar