O Bispo de Valparaíso, Dom. Gonzalo Duarte, denunciou os estragos do alcoolismo e a dependência de drogas no país, ao mesmo tempo em que pediu à população que procure uma solução.

Conforme informou a Cáritas  Chile, Dom. Duarte assinalou em sua homilia pelas Festas Pátrias que estes vícios são problemas “da maior gravidade” e dos quais “possivelmente não estamos todos suficientemente conscientes”.

O Bispo citou cifras da Pastoral Nacional de Alcoolismo e Dependente de drogas da Conferência Episcopal, e informou que no Chile, 50 por cento dos falecidos em acidentes; 65 por cento dos homicídios; 71,4 por cento das violações e 79 por cento dos roubos se produzem sob os efeitos do álcool. Além disso, a cada ano nascem no Chile  duas mil crianças com síndrome de alcoolismo ou dependente de drogas fetal.

Também assinalou que o  Conselho Nacional para o Controle de Entorpecentes (CONACE) registrou que 20 por cento dos maiores de 15 anos –quer dizer 1,8 milhões de chilenos- consome álcool de forma arriscada; ou consome drogas ilegais, ou fuma mais de 15 cigarros por dia.

O Bispo acrescentou que 80 por cento dos doentes alcoólicos são chefes de família; e que pelo tabagismo morrem cerca de 14 mil chilenos a cada ano.

“A pobreza pode ser superada. Mas o alcoolismo e a dependência de drogas, além de destruir a pessoa e sua família -com freqüência de forma irremediável- é causa de inumeráveis crimes que vão corrompendo a sociedade”, assinalou.

Dom. Duarte insistiu em que “estes são dados verdadeiramente alarmantes, que evidenciam um problema muito grave e de conseqüências imprevisíveis”.