Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude que se realizará em Sydney (Austrália) em julho de 2008 estão procurando oito mil voluntários na Austrália e no resto do mundo.

"Necessitamos 8 mil jovens maiores de 18 anos para ocupar posições em áreas como a organização, controle de multidões, serviço aos visitantes, apoio lingüístico e traduções, gestão de pessoal, acolhida, distribuição de mantimentos, alojamento, produção, comunicações, liturgia e evangelização", explicou Danny Casey, Diretor executivo da JMJ 2008.

A convocatória foi dirigida a jovens australianos principalmente, mas também do resto do mundo.

"Os voluntários são um componente fundamental de todo grande evento", afirmou Casey em um comunicado de imprensa divulgado simultaneamente em Sydney e Roma.

Os voluntários, que devem ser majores de 18 anos, poderão inscrever-se para mais de uma posição e para diversos turnos: para a semana prévia ao evento, para a própria semana da JMJ Sydney 2008, para serem voluntários ocasionais durante alguns meses, ou para ser voluntários de apoio a partir de agora ou pelo menos durante seis meses.

"Aos voluntários será oferecida a oportunidade de viver o encontro dos jovens com o Papa Bento XVI, além da ajuda para cobrir os gastos de transporte público, alimentação e alojamento.

Os interessados em cobrir o posto podem fazê-lo na seção da página que os organizadores já puseram a disposição –por agora só em inglês- para este propósito: www.wyd2008.org/volunteer  

A JMJ 2008 contará com a presença do Papa Bento XVI e se realizará de 15 a 20 de julho de 2008. Para o evento se espera a participação de mais de meio milhão de jovens da Austrália, do resto da Oceania, do sudeste asiático e do resto do mundo.