Gustavo Andújar,  Presidente em Cuba da associação de comunicadores católicos SIGNIS, informou que a "Missa Cubana" cuja apresentação foi anunciada em Santo Domingo, foi executada em Cuba, no marco de uma Eucaristia, há uma década.

"A estréia mundial da ‘Missa Cubana’ foi realizada na Catedral de Havana, em Missa solene celebrada pelo Sr. Cardeal Jaime Ortega y Alamino, Arcebispo de Havana", explica Andújar.

"O maestro José María Vitier, autor desta obra de grande beleza e profunda unção espiritual, que faz honra a nossa Padroeira com um inspirado desdobramento de ‘cubanía’", explica o comunicador cubano, "pertence a uma conhecida família católica havanesa, e mantém relações muito cordiais com a Igreja diocesana e em particular com o Sr. Cardeal. O maestro Vitier sempre sustentou que compôs esta obra para ser interpretada precisamente em uma Celebração Eucarística, e assim o solicitou pessoalmente ao Cardeal Ortega".

A celebração aconteceu em 1996 e onde intervieram alguns dos artistas que estarão também presentes em Santo Domingo, como María Felicia Pérez e seu coro Exaudi, e o cantor Amaury Pérez Vidal.

A obra foi novamente interpretada publicamente em Havana há alguns meses, nesta ocasião em uma função de grande gala em uma sala de concertos de Havana Velha.

 "É motivo de alegria para os católicos cubanos que nossos irmãos dominicanos tenham ocasião de desfrutar desta formosa Missa e manifestar sua devoção a nossa mãe comum sob esta invocação com a qual ela quis fazer-se presente em nossa Pátria, e com a qual chama a unir-se, sob seu manto amplo e generoso, todos os cubanos", conclui Andújar.