A Santa Sé informou neste sábado que o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como representante pontifício para o encerramento das celebrações pelos 90 anos das Aparições de Fátima.

As celebrações de encerramento do ano de Fátima acontecerão nos dias 12 e 13 de outubro, coincidindo com a última aparição da Santíssima Virgem Maria na Gruta de Iria, perto de Fátima, aos três pastorzinhos portugueses, Lucia –recentemente falecida-, Jacinta e Francisco estes dois últimos beatificados pelo Papa João Paulo II- em 13 de outubro de 1917.

Naquele dia, milhares de pessoas, fieis e não fieis, contemplaram o assim chamado "milagre do sol": o sol começou a crescer em tamanho, a girar sobre seu eixo, mudar de tonalidade e lançar raios de múltiplas cores, gerando estupor e temor entre os presentes.

O surpreendente milagre, testemunhado historicamente, foi o sinal prometido pela Virgem para convidar todos a acreditar e confiar em seu chamado à conversão e a deixar o pecado.