O Bispo de Minas, Dom Francisco Domingo Barbosa Da Silveira, convidou os fiéis a responder ao desafio da iniciação cristã e da catequese permanente, para que os batizados cheguem a ser discípulos missionário" confrontando-o com "decisão, valentia e criatividade".

O também Presidente do Departamento de Catequese do Episcopado uruguaio convocou à paróquia a celebrar, em 19 de agosto, o Dia Nacional da Catequese, cujo lema é "Que sejam meus discípulos", como uma "oportunidade privilegiada para que em cada comunidade se reflita sobre a maneira como estamos educando na fé".

O Prelado indicou que o Papa Bento XVI em seu discurso inaugural na V Conferência Geral de Aparecida, assinalou que para conhecer, seguir e viver com Cristo e "comunicar esta vida a outros" se devia "conhecer a Palavra de Deus e promover a leitura da Bíblia". Além disso, propôs como "meio para introduzir ao Povo de Deus no mistério de Cristo a Catequese".

"Convirá portanto intensificar a catequese e a formação na fé, tanto das crianças como dos jovens e adultos", assegurou o Bispo de Minas.

"Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação na vida cristã que comece pelo kerygma e, guiados pela Palavra de Deus, permita um encontro pessoal cada vez maior com Jesus Cristo" que "leve a conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesiástica e a uma maturação da fé na prática dos sacramentos, o serviço e a missão", demarcou Dom Barbosa.