O Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, declarou que os sacerdotes acusados de pederastia devem ser submetidos às leis da Igreja e do Estado pois, como qualquer cidadão, têm direitos e obrigações que cumprir.

Ao dia seguinte em que o Arcebispo do México, Cardeal Norberto Rivera, compareceu ante representantes da Corte Superior de Los Ángeles, Califórnia, pelo caso do sacerdote acusado de pederastia, Nicolás Aguilar Rivera, o Cardeal assinalou que "os bispos e sacerdotes são como qualquer cidadão, temos direitos fundamentais, e ao mesmo tempo temos obrigações e estamos sob as leis".

No marco da celebração pelos 450 anos da chegada da Virgem de Guanajuato a então Vila Santa Fé dessa cidade, o Cardeal Sandoval se referiu à acusação de pederastia contra sacerdotes, afirmando que "o que comete tal falta neste sentido, deverá ser castigado pelas leis da Igreja e do Estado".

Em suas declarações, o Cardeal Sandoval avalizou o fato do comparecimento do Arcebispo primaz criticando, entretanto, que tivesse que reunir-se com as autoridades judiciais de Los Ángeles, pois "também há autoridades para que as coisas se façam aqui, não nos Estados Unidos".