Em entrevista concedida a ACI Digital, o Arcebispo de Guadalajara, Cardeal Juan Sandoval Íñiguez, divulgou que já "sabemos quem e por que" foi o autor intelectual do assassinato do Cardeal Juan Jesús Posadas Ocampo, mas evitou dar algum nome.

"Temos muitas confissões e investigações privadas", disse o Cardeal mexicano ao comentar os trabalhos que veio realizando para dar com os autores intelectuais deste sangrento feito ocorrido em 1993.

"Há dois advogados trabalhando comigo na morte do Cardeal há 13 anos. Sabemos muitas coisas, mas dado que são pessoas poderosa na política, não saem à luz para permitir divulgar às pessoas quem cometeu este terrível ato", explicou o Cardeal Sandoval, que participa da 125° convenção anual dos Cavaleiros de Colombo em Nashville.

"Os políticos que estiveram envolvidos no tráfico de drogas ordenaram o assassinato, essa é a razão", afirmou o Cardeal Sandoval a ACI Digital.

O Arcebispo de Guadalajara também informou que "o Vaticano está muito bem informado" deste caso já que "tenho dois advogados que dizem ao Secretário de Estado o que está acontecendo. O Cardeal Bertone, na Santa Sé em Roma, está muito interessado e me parece que tratará de pedir ao governo do México que isto saia a luz".

O Cardeal Posadas Ocampo foi assassinado em 24 de maio de 1993 no aeroporto internacional de Guadalajara.