Ao referir-se aos escândalos de abuso sexual no país, o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, destacou que "o aspecto de negócio, o financista, não tem nada que fazer com o acerto da situação. É um negócio insuportável que se gerou aqui nos Estados Unidos... é insuportável e também vergonhoso".

Ao comentar em seguida como desde distintos setores se ataca ferozmente à Igreja, o Cardeal indicou que "a proporção de sacerdotes envolvidos neste escândalo é muito pequena dado que aqui há 44 mil presbíteros nos Estados Unidos. Só posso esperar que outras agências sociais tivessem o mesmo valor para enfrentar este problema do modo em que o tem feito a Igreja Católica Romana".

Em coletiva de imprensa na cidade de Nashville, aonde participa da 125ª convenção anual dos Cavaleiros de Colombo, o Secretário de Estado Vaticano questionou "se outras organizações proporcionaram compensações financeiras às vítimas... ou se preocuparam por elas e por quem têm sido culpados?". "Não podemos abandonar às vítimas ou dar por perdidos os culpados dos abusos", sentenciou.

Em seguida, o Cardeal Bertone destacou que "a Igreja nos Estados Unidos sofreu profundamente, respondeu com dignidade e convida a todos a comprometer-se verdadeiramente para reverter esta situação".

"Quando ainda era parte da Congregação para a Doutrina da Fé e em seguida Arcebispo de Gênova, acompanhei à Igreja nos Estados Unidos através desta provação, este período, e repito que ela enfrentou esta prova com dignidade e coragem", apontou o Cardeal.