O correio oficial da Argentina emitiu um selo postal comemorando o 450° aniversário do nascimento de São José Calasanz. O ato oficial se celebrou no Auditório Dom Derisi da Pontifícia Universidade Católica Santa Maria de Buenos Aires.

O evento realizado recentemente foi inaugurado pelo Presidente do correio oficial argentino, Eduardo Di Cola, quem afirmou que este acontecimento filatélico é de grande importância pois representa o reconhecimento do Estado argentino ao pioneiro da educação popular.

Em seguida, o membro da Academia Nacional da História, Dr. Néstor Tomás Auza, ressaltou a personalidade de São José de Calasanz como fiel filho do Concílio de Trento e sugeriu que em alguns aspectos até tinha superado àquele acontecimento eclesiástico. Além disso, o assinalou como o verdadeiro artífice da pedagogia e da didática, adiantando-se vários séculos aos Estados modernos.

Por sua parte o Vigário Provincial da Ordem das Escolas Pias da Argentina, Pe. Ernesto Herrmann, destacou a aparição providencial do santo com sua primeira escola popular como solução ao caos e a ignorância em que viviam as crianças de Roma daqueles tempos e indicou que São José de Calasanz e seus colaboradores foram verdadeiros "cooperadores da Verdade" que iniciaram com seu trabalho humilde e silencioso uma revolução pacífica para a reforma da sociedade.

O evento terminou com a participação do coro infantil do colégio São José de Calasanz, quem entoou diversos temas dedicados ao Padroeiro das Escolas Populares Cristãs do mundo e Protetor das Escolas de Ensino Fundamental e Médio da Argentina.

Também esteve presente na cerimônia o Núncio Apostólico na Argentina, Dom Adriano Bernardini, quem recebeu um quadro comemorativo do selo.