A Arquidiocese do México fez um novo chamado aos cidadãos para que dirijam seus esforços à reconciliação nacional, no último editorial do semanário católico “Desde a Fé”.

Segundo a nota, o país precisa mais do que uma trégua, precisa entrar no dinamismo da reconciliação, para evitar as ameaças de conflito social.  Também indica que ainda é tempo de superar a discórdia e exortou os mexicanos a mostrar que têm a vontade e a capacidade de assumir a democracia.

“Não basta gritar viva o México, é preciso mostrar nosso patriotismo com responsabilidade, com um trabalho pessoal e coletivo que nos leve a um melhor desenvolvimento”, assinala a publicação.

Do mesmo modo, pede “superar o autoritarismo e o populismo que tanto mal nos têm feito”, assumir consensos e respeitar acordos, mas sobre tudo devolver o valor à dignidade do afazer político.

O órgão oficial da Arquidiocese do México assinala que o desencanto e o desânimo por “nossa jovem democracia nos deve ensinar que não podemos pôr toda nossa esperança em nenhum sistema”.

Também lembra que a eleição é aprender que a responsabilidade dos mexicanos não termina com nossa participação nas urnas, que os grandes problemas estruturais não se solucionam magicamente, mas sobretudo que o país não é construído apenas pelos políticos, mas também por todos os cidadãos.