Durante uma coletiva de imprensa concedida a um grupo de jornalistas em Nashville, Estados Unidos, por ocasião do 125º Encontro dos Cavaleiros de Colombo, o Cardeal Tarcisio Bertone assinalou que a Carta do Papa aos Católicos da China "foi profundamente acolhida" pelos fiéis do grande país asiático.

"A situação da Igreja na China foi apresentada de maneira muito clara pela Carta que o Santo Padre escreveu", explicou o Cardeal Secretário de Estado.

A carta, adicionou, "foi amplamente discutida por toda China, não só no interior da Igreja mas também entre funcionários seculares".

Em relação ao suposto convite ao Papa para visitar a China, o Cardeal Bertone esclareceu que "o suposto convite foi feito por um funcionário e somente um funcionário, que não é representativo do governo".

"Por agora, o tema de uma viagem (a China) está em suspenso, pois estamos esperando uma resposta formal do governo (chinês)" à carta do Pontífice, esclareceu o Cardeal.

Primeira visita aos Estados Unidos

Falando de sua primeira visita aos Estados Unidos, o Cardeal Secretário de Estado destacou a presença de uma Igreja "muito positiva, muito viva e ativa"; e pôs como exemplo a vitalidade dos Cavaleiros de Colombo –com mais de um milhão de membros nos Estados Unidos- e novas congregações religiosas, como as Dominicanas da Santa Cecília, cuja casa mãe teve ocasião de visitar.

Em tom de brincadeira, o Cardeal Bertone assinalou que "fiquei impressionado por sua inteligência e sua juventude… e não se esqueçam de anotar isto: a média de idade da congregação é de 33 anos".