Durante um encontro com a imprensa católica sustentado no marco de sua visita a Nashville (Estados Unidos) para participar do 125º Encontro dos Cavaleiros do Colombo, o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, assinalou que as normas da Igreja referidas à recepção da Comunhão de políticos católicos favoráveis ao aborto ou outras políticas contrárias à fé da Igreja "são suficientemente claras".

Ao ser consultado sobre se a Comunhão devia ser negada aos políticos favoráveis ao aborto que se proclamam católicos –um tema de constante debate nos Estados Unidos-, o Cardeal Bertone assinalou que "não é necessário publicar novas normas referidas à recepção da Comunhão, porque as normas atuais claramente representam a doutrina da Igreja", que assinala que quem publicamente sustenta doutrinas contrárias aos ensinamentos da Igreja devem abster-se de receber o Corpo e o Sangue de Cristo.

O Cardeal assinalou que "parece existir a idéia de que um partido político, seja americano ou italiano, pode impor uma opção ética a seus membros. Aqui falo de questões como o aborto, o ‘matrimônio’ homossexual, ou a manipulação de embriões… que se impõem ao mesmo tempo em que se reclama o respeito à liberdade de consciência".

"Isto não é só uma contradição mas sim uma violação à liberdade de consciência aqui (nos Estados Unidos) e em qualquer parte", concluiu o Cardeal Bertone.