O Bispo de Huelva, Dom José Vilaplana, preside uma peregrinação de solidariedade com a Terra Santa organizada pelo Secretariado Diocesano de Peregrinações, e em que participam mais de 210 fiéis da região.

Segundo Carmen García, diretora do Secretariado de Peregrinação, "percorrer todos os lugares que cita o Evangelho e conhecer as zonas que visitou Jesus" são os objetivos mais procurados pelas pessoas que se somaram à peregrinação solidária.

A peregrinação, que começou na segunda-feira, levou os peregrinos à Tel Aviv em um avião fretado, devido ao alto número de peregrinos "que se somaram devido à popularidade de Dom Vilaplana", assinalou García.

Os peregrinos, explicou García, "desejam reviver os mistérios centrais da fé cristã nos mesmos lugares em que aconteceram historicamente".

Por isso, alojam-se na cidade israelita de Tiberias e em Jerusalém. Além disso, visitarão a Galiléia, para orar e celebrar a Eucaristia em Nazaré, a Casa da Virgem e lugar da Encarnação do Filho de Deus, além de conhecer Caná da Galiléia, onde Jesus fez seu primeiro milagre.

Subirão em seguida ao Monte Tabor, o das Bem-aventuranças e ao Monte Carmelo, ao tempo que percorrerão Jerusalém desde Belém, onde nasceu Jesus e se encontra o Campo dos Pastores, até o Monte Calvário, passando pela Via Dolorosa e orando no Santo Sepulcro e na Capela da Ressurreição.

Além disso, caminharão pelo Monte das Oliveiras, atravessando como Jesus a torrente de Cedron para chegar ao Cenáculo, lugar da Última Ceia e Vinda do Espírito; enquanto participarão da Santa Missa no Getsemaní.

Finalmente, navegarão em barco no Lago de Tiberíades, seguindo os passos dos discípulos de Jesus.