O Presidente da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), Dom Luis Augusto Castro, disse que a entrega dos cadáveres dos onze deputados de Valle del Cauca por parte das FARC é um processo complexo, mas assinalou que com a intervenção de outros organismos como a Cruz Vermelha "isso vai se realizar muito em breve".

"O que acontece é que esse processo é complexo. Eu acredito que com a intervenção da Cruz Vermelha Internacional e outros organismos isso vai se realizar muito em breve", declarou o Prelado a Radio Caracol, e indicou que não acredita que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) estejam contra a entrega dos corpos.

O Presidente da CEC pediu a todos pôr de sua parte e assim realizar um enterro digno que ponha "ponto final a este drama tão espantoso". Também disse que terá que seguir trabalhando no acordo humanitário para obter a liberdade de outros seqüestrados, "porque a vida de todas estas pessoas está em perigo e já nos demonstrou isso toda a situação dos assassinatos dos onze deputados".

Os onze deputados morreram em 18 de junho em estranhas circunstâncias. Segundo a versão da guerrilha, que os tinha seqüestrados desde 2002, isto ocorreu durante um fogo cruzado com um grupo militar não identificado. Entretanto, isso foi rechaçado pelo Governo que mas bem acusa às FARC de serem os responsáveis pelas mortes.