O Cavaleiro Supremo dos Cavaleiros de Colombo, D. Carl Anderson, informou nesta terça-feira que a maior organização de laicos do mundo alcançou recordes históricos em crescimento de número de membros, arrecadação, doações caridosas e horas de voluntariado oferecidas à Igreja e a sociedade.

A organização, que celebra sua 125º convenção anual em Nashville (Estados Unidos), com a presença do Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, iniciou formalmente sua sessão com o mesmo martelo utilizado por seu fundador, o Servo de Deus Michael J. McGivney.

Conforme explicou o Cavaleiro Supremo durante o relatório anual do estado da associação, os Cavaleiros de Colombo alcançaram importantes lucros este ano; entre eles a doação de   143 milhões de dólares a diversas caridades, -cerca de 4 milhões a mais que no ano passado-, o oferecimento conjunto de 68.2 milhões de horas de voluntariado e o lucro de 1,7 milhões de membros homens.

Entre os lucros figura a introdução da ordem na Polônia, onde cresceram de um a oito conselhos no prazo de um ano.

Anderson também se referiu ao compromisso dos Cavaleiros de Colombo no âmbito político, onde se têm feito presente com a promoção da defesa da vida e da família; e destacou que a organização seguirá sendo independente dos partidos e manterá sua habitual distancia da política partidária.

O Cavaleiro Supremo concluiu seu relatório anunciando que em 2009, quando os Cavaleiros de Colombo terão sua reunião anual em Phoenix, Arizona, acontecerá simultaneamente o Primeiro Congresso Mariano dedicado a Nossa Senhora de Guadalupe. A Arquidiocese do México celebrará o Congresso em conjunto com os Cavalheiros.

Saudações do Papa e dos presidentes

Durante a inauguração de sua assembléia, os Cavaleiros de Colombo receberam uma saudação especial de parte do Papa Bento XVI, lido em italiano pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e escutado de pé pelos participantes, enquanto era traduzido pelo Núncio Apostólico nos Estados Unidos, Dom Pietro Sambi.

Na mensagem, o Pontífice recordou que o Pe.  McGivney "deu um valoroso ‘sim’ quando respondeu ao chamado de fundar os Cavaleiros de Colombo" e animou os membros da instituição a continuar "vivendo esse   sim".

Também elogiou os Cavaleiros assinalando que "serão a primeiro frente da nova humanidade redimida e salva por Jesus Cristo."  

Os Cavaleiros de Colombo receberam, além disso, uma mensagem de saudação gravada do Presidente George W. Bush, o Primeiro-ministro do Canadá, a Presidente das Filipinas, o Presidente da Polônia e o do México, Felipe Calderón.