A lista de novos beatos anunciada na sexta-feira pela imprensa internacional, subiu para cinco nesta manhã, quando a Santa Sé informou que em 3 de outubro serão elevadas aos altares a vidente alemã Anne Catherine Emmerich, que inspirou o filme A Paixão de Cristo, e a religiosa italiana Maria Ludovica De Angelis.

Segundo o calendário de celebrações que o Pontífice presidirá  até o final de dezembro de 2004, a próxima cerimônia de beatificação incluirá os já anunciados Carlos I de Hasburgo, último imperador da Áustria e Rei da Hungria, e os franceses Pierre Vigne e Joseph Marie Cassant.

A religiosa agustiniana, Anne Catherine Emmerich estigmática e extática, nasceu em 8 de setembro de 1774 em  Flamsche, perto de Coesfeld na Diocese de Munster, em Westphalia, Alemanha, e morreu em 9 de fevereiro de 1824 em Dulmen. Suas visões estão descritas nos  livros “A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo de acordo com as  Meditações de Anne Catherine Emmerich”, “A Vida da Santíssima Virgem Maria” e “A Vida de Nosso Senhor”.

A italiana Ludovica De Angelis (1880-1962) pertence às Filhas da Misericórdia. Nasceu em São Gregório (Itália). Em 1907, embarcou para Buenos Aires onde trabalhou no Hospital Infantil-

Serena, ativa, decidida, audaz nas iniciativas, forte nas provas e enfermidades, com a inseparável coroa do Rosário nas mãos, o olhar e o coração em Deus e o constante sorriso nos olhos, Irmã Ludovica chega a ser, sem sabê-lo ela mesma, através de sua ilimitada bondade, incansável instrumento de misericórdia, para que a todos chegue a clara mensagem do amor de Deus para cada um de seus filhos.

Faleceu na Argentina em 25 de fevereiro de 1962 e o Hospital Infantil assume o nome de “Hospital Superiora Ludovica”.