O Arcebispo de Antequera-Oaxaca, Dom José Luis Chávez Botello, afirmou que depois dos enfrentamentos ocorridos nos últimos meses, e que deram a volta ao mundo, necessita-se com urgência uma etapa de reconciliação que vá com a verdade, a justiça e a paz.

"Oaxaca necessita com urgência reconstruir tudo o que se derrubou: a confiança, o respeito a toda a pessoa humana, a responsabilidade social, o sentido da autoridade e das lideranças, e a vontade de todos por levantar a verdade, a justiça e a paz", expressou o Prelado ao término da Missa dominical.

Nesse sentido, disse que as eleições estatais realizadas este domingo constituíram uma oportunidade para formar um novo Congresso que "desde seu atuar legislativo e em colaboração com outros setores da sociedade, impulsione a etapa de reconstrução e de reconciliação de toda a sociedade oaxaquenha".

"Não basta conciliar, –esclareceu– tem que reconciliar e reconciliar nós mesmos com a verdade, com a justiça e com a paz, restabelecendo a ordem perdida e estancando as feridas com o firme propósito de não voltá-lo fazer".

Por isso, pediu "nada de borrão e conta nova", mas sim a solução à raiz os conflitos e a cura das feridas graves e dos ressentimentos". Também chamou a restabelecer a legalidade e a justiça. Oaxaca, afirmou Dom Chávez Botello, "merece um novo destino".