O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, fez um chamado aos empresários nacionais para que colaborem à desarticulação das gangues, contratando os delinqüentes reabilitados.

Numa coletiva de imprensa depois de celebrar a Missa dominical na Catedral Metropolitana, o Arcebispo explicou que os planos e programas anunciados pelo governo para reabilitar os delinqüentes  “podem ser, com a oportuna revisão, boas soluções para a reinserção”.

Dom Sáenz lembrou que “todos devemos fazer um grande esforço para que estes jovens compreendam que devem ser elementos positivos na sociedade e que eles mesmos também estão se prejudicando com estas  atitudes não tão cívicas nem morais”.

Precisou que “também é preciso  fazer um chamado aos empresários para que, já com uma comprovação oportuna, facilitem que delinqüentes se reincorporem à  vida civil”.

Segundo cálculos oficiais, em El Salvador existem 16 mil delinqüentes que protagonizam grande parte dos sete homicídios diários que ocorrem no país.