O Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH), Dom Alejandro Goic, assinalou durante um encontro com a imprensa que a Igreja Católica na América Latina tem que fazer "uma autocrítica muito sincera" para ver por que os católicos da região não se encontram na vanguarda da reforma pela justiça social.

Em uma entrevista concedida à agência italiana ANSA, Dom Goic recordou as palavras do Papa Bento XVI ao inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano em Aparecida (Brasil), onde destacou "as injustiças no continente que clamam ao céu e o doloroso para nós, tratando-se de um continente majoritariamente católico".

Aparecida, segundo o Prelado, expôs aos bispos o desafio de "educar o mundo que tem responsabilidades na condução das sociedades: empresários, políticos, dirigentes sindicais".

"Acredito –disse Dom Goic– que temos uma riqueza extraordinária no Compêndio da Doutrina Social da Igreja que é toda a dimensão social da fé cristã".

Conforme informa ANSA, o Prelado exclamou: "Como quisesse um que à vanguarda da justiça social, com os princípios da doutrina social, estivessem os fieis e todas as pessoas de boa vontade, que sem ter o dom da fé, considerem esse pensamento útil para gerar uma sociedade mais humana e mais eqüitativa!"

O Presidente da CECH propôs, além disso, uma Igreja "em que estejamos comprometidos todos os batizados, superando um esquema clerical em que apenas os clérigos têm responsabilidades", unir fé e vida e não fazer "uma dicotomia, a fé para algumas coisas e a vida para outras".

Perguntado pelo ANSA sobre se a Igreja Católica avalizar o modelo econômico imperante na atualidade, Dom Goic respondeu que "vivemos uma sociedade global e João Paulo II assinalou claramente que terá que globalizar também a solidariedade". Explicou que o modelo econômico imperante no mundo não o satisfaz, mas "é o que existe e então tem que tratar de humanizá-lo".

O modelo que impera "é o que temos neste momento, e terá que seguir refletindo. A Igreja, desde sua perspectiva pastoral, fará a contribuição que possa", concluiu.