Ao celebrar-se, neste 6 de agosto, o 182º aniversário da independência da Bolívia, o Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, Cardeal Julio Terrazas Sandoval, dirigiu uma mensagem aos nove departamentos que conformam o país, insistindo-os a trabalhar pela reconciliação porque o obter o desenvolvimento depende da colaboração de cada um deles.

"Deixo uma saudação especial a Santa Cruz, que é uma terra benta pelo Senhor e que se a projeta na justiça e a verdade pode ser um grande apoio para o resto dos departamentos. Que seja a terra aberta a compreender as outras realidades humanas do país", afirmou.

Do mesmo modo, pediu a Tarija não deixar-se levar pelos enfrentamentos e assim sair "desse círculo que faz sofrer tanto a sua própria gente". "Sejamos capazes de solucionar os problemas dialogando", expressou.

No texto, enviou "uma palavra de afeto e carinho para os irmãos de Chuquisaca", exortando a expressar suas inquietações "com altura, como sempre o fizeram, possivelmente encontrem aqueles caminhos que unem muito mais".

O Cardeal também recordou seus anos vividos em La Paz, onde conseguiu "compreender seus problemas e dificuldades". Por isso alentou a seus habitantes a viverem "a fundo o que significa essa palavra: paz, com justiça, verdade, amor, e isso dará uma grande satisfação".

O Cardeal convidou aos cochabambinos a "apostar por seus valores", necessários também hoje. "Embora não estão à cabeça dos grãos materiais, não deixem de contribuir à paz e à justiça do país", expressou.

Sobre Oruro, o Arcebispo manifestou que "possivelmente foi um dos desafios maiores que a Igreja me encomendou, e o levo bem marcado. A nobreza, lealdade e simplicidade de sua gente, e a capacidade de poder suportar os grandes sofrimentos. A demissão de 30 mil mineiros, que segue gravado em minha alma de pastor, e que não se pôde fazer muito para que isso não aconteça. À frente Oruro, sigam adiante".

Em seguida, reconheceu em Potosí "uma terra que vai para frente e o país necessita deles. Essa variedade que nos têm dá a certeza de que vai para frente".

O Cardeal Terrazas também expressou sua admiração pela população de Beni, sua capacidade de superação e "de sentir-se realizados fazendo tudo para todos, e isso é bom; tomara que sigam levando o bom por esse rio que atravessa tanto território".

Finalmente, respirou aos irmãos de Pando" a seguir defendendo os limites do país. "Essa terra é uma promessa para a Bolívia, embora ainda estão um pouco marginados, mas quando chegar o bem-estar será algo extraordinário", afirmou.