Durante sua primeira viagem aos Estados Unidos em qualidade de Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone assinalou nesta terça-feira, durante a convenção nacional dos Cavalheiros de Colombo, que apoiará o processo de beatificação do Pe. Michael McGivney, fundador da organização laica maior do mundo.

O Cardeal inaugurou esta manhã a 125º Convenção Anual dos Cavalheiros de Colombo que se leva a cabo em Nashville, no estado norte-americano do Tennessee, com uma Santa Missa em Latim, concelebrada por mais de 100 bispos e cardeais dos Estados Unidos e o mundo e acompanhada por um imponente coro e orquestra.

Ao falar do Evangelho do dia, no que Pedro caminha sobre as águas, o Cardeal Bertone comparou o Pe. McGivney com o desafio de fé que enfrentou o primaz dos apóstolos.

"Em muitos aspectos –disse o Cardeal Bertone–, a barco golpeada pela tormenta no mar da Galiléia parece ser uma imagem adequada da Igreja local no tempo do Pe. McGivney, quando o clamor dos católicos era tão duro. Este santo sacerdote, entretanto, como Pedro na passagem do Evangelho, encontrou a fé e o valor para caminhar seguro para Cristo, e para inspirar a outros com sua liderança".

Deixando de lado o texto escrito, o Cardeal Bertone anunciou, ante o entusiasmo e emoção dos milhares de Cavalheiros de Colombo presente, que advogará pessoalmente pela causa de canonização do Pe. McGivney.

"Espero que o reconhecimento de sua santidade chegue logo, e eu pessoalmente trabalharei nisso, para que esse dia chegue logo", disse o Cardeal Secretário de Estado.

O Pe. McGivney é atualmente reconhecido como Servo de Deus, que implica o reconhecimento de seu heroísmo de virtudes, e está à espera da confirmação de um milagre atribuído a sua intercessão.

O Cardeal Bertone acompanhará toda a convenção dos Cavalheiros de Colombo, que culminará com um discurso de ordem sua nesta quinta-feira.