A Igreja em Cuba aumentará visitas aos cárceres cubanos, informou o designado Bispo de Cienfuegos, Dom Domingo Oropesa, quem também explicou que de momento apenas se fará em Camagüey.

Em entrevista concedida a EFE, o Prelado originário de Toledo, Espanha, explicou que espera que o projeto para melhorar a atenção aos reclusos e suas famílias, "quando começar o curso de pastoral", seja assumido "como parte da pastoral pelo resto das diocese para estender-se a toda Cuba".

Nesse sentido, indicou que o Bispado da diocese de Camagüey solicitou voluntários entre os sacerdotes e vigários para cumprir as tarefas religiosas nas penitenciárias dessa província.

Em relação ao momento atual de Cuba, o Prelado descartou que a Igreja assuma um "posicionamento político" e afirmou que sim "pode haver orientações doutrinais concretas para iluminar qualquer situação".

O novo Bispo de Cienfuegos explicou que seu "interesse e o que tentei fazer nestes oito anos é pregar o evangelho". "No que um se fixa, como sacerdote, é em como ajudar às pessoas, mas se tal ou qual colocação política é melhor ou pior, não é que não queira entrar no tema, é que não me exponho isso nem a favor nem em contra", manifestou.

Ao falar de sua reação ao ser nomeado Bispo de Cienfuegos no dia 9 de julho, brincou dizendo que "não, não me deram nenhum conselho, o Núncio o único que me deu foi o susto".

Do mesmo modo, reconheceu que depois do aumento de adesão de fiéis à Igreja em Cuba pela visita do Papa João Paulo II em 1998, "possivelmente houveram algumas baixas, pode ser que tenha baixado o ritmo ou a intensidade do trabalho pastoral". "Mas se dá uma continuidade na Igreja em seguir trabalhando", apontou.