O Bispo de Vitória, Dom Miguel Asurmendi, criticou o "laicismo beligerante" que existe contra a disciplina de Religião na política educativa do atual Governo socialista e que, a seu julgamento, já chegou o momento de superar.

Durante a Missa que celebrou este domingo, festividade da Virgem Branca, na igreja de São Miguel, o Prelado basco se perguntou se não tinha chegado o momento de um "grande pacto escolar para não impor um tipo de disciplina como a de Educação para a Cidadania (EpC), que desperta tão abundantes críticas e rechaços".

Ao abordar alguns problemas do mundo escolar, Dom Asurmendi se referiu à violência que existe nas escolas, qualificando-a de "preocupante", e recordou que no "Estado milhares de pais vão aos tribunais para apresentar denúncias contra seus próprios filhos, que os têm amedrontados por diversas formas de violência".

Na Missa estiveram presentes, além de numerosos paroquianos que encheram o templo, diversas autoridades edis, autônomas e estatais, como o prefeito de Vitoria, Patxi Lazcoz Baigorri, e o deputado Xabier Agirre.