As diocese de Castilla-La Mancha e Ávila, por ocasião da Postulação da Causa do Servo de Deus Eustaquio Nieto e Martín e companheiros mártires criaram um site sobre a "Perseguição Religiosa dos anos 30", www.persecucionreligiosa.es, como meio para difundir a veneração de "nossos mártires".

Conforme indicou o Escritório de Informação da Arquidiocese de Toledo, quase novecentos sacerdotes, religiosos e seculares morreram durante a perseguição religiosa sofrida nas diocese de Castilla-La Mancha e na diocese de Ávila.

A página está divida em duas seções, diferenciadas por motivo da próxima beatificação de quase 100 mártires castellano-manchegos, no próximo outono.

Um primeiro espaço está dedicado exclusivamente aos trabalhos que os diferentes postuladores vão publicando para a difusão de suas mártires e; o outro espaço se dedica à próxima beatificação de 28 de outubro.

A causa de Dom Eustaquio Nieto, que começou no ano 2001, procurava há tempos que a criação desta página para poder recolher tudo o que foi publicado nas diferentes diocese implicadas no processo.

A iniciativa, como informa o sacerdote Jorge López Teulón, coincide com o aniversário do martírio do Servo de Deus Taciturno Ortega Montealegre no dia 6 de agosto, quando se cumprirão setenta e um anos de sua morte.

Esta segunda-feira se celebra ainda uma Missa exequial por seu eterno descanso, mas desde 28 de outubro a Igreja celebrará sua memória. "Memória de mártir, de santo, que soube oferecer sua vida por Jesus Cristo Nosso Senhor e a Santa Mãe Igreja", assinalou.

A página foi confeccionada pela Madre Milagros Tenorio Arriero, religiosa da Ordem das Filhas da Maria Nossa Senhora do Colégio 'Companhia da Maria' de Talavera da Rainha (Toledo) e por Maria Vitória Melchor Illán.