A Santa Sé publicou o calendário das celebrações que presidirá João Paulo II  desde setembro até o final deste ano.

O Departamento para Celebrações Litúrgicas do Santo Padre anunciou que o Papa presidirá na próxima terça-feira, 28 setembro, no altar da Cátedra da basílica vaticana, a Missa em sufrágio pelos defuntos Papas Paulo VI e João Paulo I.

Nas celebrações de outubro destaca a Missa de beatificação dos Servos de Deus Pierre Vigne, Joseph-Marie Cassant, Anna Katharina Emmerick, Maria Ludovica Do Angelis e Carlos da Áustria. O Santo Padre presidirá esta celebração no domingo, dia 3, na praça de São Pedro.

Do mesmo modo, João Paulo II dará início ao esperado Ano da Eucaristia com a Santa Missa, adoração e bênção eucarística no domingo, 17 à tarde na basílica vaticana. A última celebração presidida pelo Papa em outubro será na sexta-feira, 22, com a celebração  na basílica de São Pedro  da Missa com a qual dará início ao ano acadêmico das Universidades Eclesiásticas.

Mais adiante, em novembro, o Santo Padre presidirá na mesma basílica a tradicional Missa em sufrágio pelos Cardeais e Bispos defuntos durante o ano.

Dezembro será o mês com maior quantidade de celebrações presididas por João Paulo II. na quarta-feira 8, Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, o Papa presidirá na  Praça Espanha uma comemoração à Imaculada no 150o  aniversário da definição dogmática.

Depois de presidir na terça-feira 14 de dezembro a Santa Missa para os universitários dos ateneus romanos, João Paulo II celebrará na sexta-feira 24 a Santa Missa do Galo na Solenidade do Natal do Senhor. Do mesmo modo, ao dia seguinte, sábado 25 ao meio dia, João Paulo II dará a bênção "Urbi et Orbi" na Praça São Pedro.

Finalmente, a última celebração que presidirá o Pontífice em 2004 será na sexta-feira, 31. Trata-se da celebração das Vésperas e "Te Deum" de ação de graças pelo ano transcorrido.