O Núncio Apostólico no México, Dom Christophe Pierre, expressou sua proximidade a quem "lhes falta um mínimo para viver uma vida digna" e fez um chamado aos laicos que ocupam cargos de responsabilidade para que desde esses lugares cumpram "também sua missão de serem cristãos".

"Muitos laicos ocupam diferentes níveis de responsabilidades para o serviço de seus irmãos e o bem comum da sociedade. O exercício deste cargo é parte também de sua missão de cristão, na medida em que trabalhem com espírito de serviço, animados pelos valores do Evangelho", expressou o Prelado durante a Missa de recebimento que a Conferência do Episcopado Mexicano celebrou na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.

Em sua homilia, Dom Pierre recordou aos laicos que "todos são chamados a serem discípulos de Jesus qualquer que seja seu ambiente e sua responsabilidade na comunidade", uma vez que expressou seu desejo de que "a Igreja seja para tudo um sinal forte de esperança".

Do mesmo modo, dirigiu-se aos bispos e sacerdotes mexicanos e recordou que Cristo espera que sejam "testemunhas de seu amor oferecendo sua vida como Ele por suas ovelhas".

"Vocês são chamados com seus sacerdotes a serem as colunas da Igreja sem esquecer-se de que sua força não depende de sua capacidade humana mais da fé, da esperança e do amor que Deus pôs em seus corações", assinalou o Núncio e os convidou a serem vistos pelos paroquianos "como modelos exemplares de vida cristã e pastores ciumentos e cheios de amor".

"A santidade da Igreja e de seus membros depende principalmente de sua relação com o fundador, quer dizer, Cristo mesmo. A Igreja tem que ser o reflexo vivo da santidade de Deus para o mundo de hoje. A Igreja será Santa somente se acolher o Evangelho com toda sua pureza, e é a responsabilidade dos pastores, em comunhão com o Papa, de ajudar à Igreja a permanecer fiel ao Evangelho", afirmou.

A homilia completa pode ser lida, em espanhol, em: http://www.cem.org.mx/prensa/nunciatura/2007/agosto/HCP070802.htm