O Vice-presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Alberto Suárez Inda, pediu às autoridades estatais e federais para investigar a fundo e assim conhecer o que há por trás dos atentados ocorridos recentemente em Oaxaca.

Na madrugada de quarta-feira um artefato explosivo de fabricação caseira explodiu em um centro comercial e outro, que não chegou a explodir, foi colocado em uma filial do Banamex. O Exército Popular Revolucionário reivindicou a autoria de ambas as ações.

Em declarações à imprensa, o também Arcebispo de Morelia pediu às autoridades "investigar a fundo e descobrir o que há por trás destes atentados". Indicou que embora felizmente não houveram vítimas, ambas as ações são preocupantes.

O Prelado recordou que os mexicanos desejam "viver em paz, com respeito ao estado de direito".

Com respeito à denúncia de Anistia Internacional sobre violações dos direitos humanos em Oaxaca, assinalou que não só devem esclarecer os abusos que possam vir de parte de autoridades, mas também as violações dos direitos entre pessoas, grupos e organizações, porque "muitas vezes se esquece que além da violência excessiva que exerce a força pública, também a outra parte pode incorrer em excessos que machuquem aos mais desprotegidos, quer dizer, aos inocentes e às pessoas mais pobres".

Dom Suárez Inda reafirmou que é "muito importante que tudo saia à luz e se faça justiça".