A Santa Sé publicou hoje o programa oficial da viagem apostólica que realizará o Papa Bento XVI a Áustria de 7 a 9 de setembro por ocasião de 850° aniversário da fundação do Santuário de Mariazell.

Segundo o Escritório de Imprensa da Santa Sé, o Santo Padre partirá na sexta-feira, dia 7 pela manhã, do aeroporto de Roma rumo ao internacional de Viena aonde, durante a cerimônia de boa-vinda, oferecerá um discurso.

Ao meio dia, o Pontífice iniciará seu traslado para o Plaza Am Hof de Viena, onde realizará um ato de oração em Mariensäule (Coluna da Maria) e saudará os participantes. O Papa prosseguirá seu percurso em automóvel panorâmico para a Juden Platz onde está localizado o monumento pelas vítimas do holocausto judeu e, posteriormente, dirigir-se-á à Nunciatura Apostólica.

Pela tarde, Bento XVI se dirigirá ao Palácio Imperial de Hofburg, residência do Presidente da República da Áustria para realizar uma visita de cortesia a Heinz Fischer. Em um encontro com as autoridades e com o corpo diplomático, o Papa pronunciará ali um discurso. Concluído o ato, retornará à Nunciatura onde pernoitará.

Na manhã do dia seguinte, o Papa se transladará em helicóptero à cidade de Mariazell, onde na zona exterior da Basílica do famoso santuário Mariano, presidirá a Santa Missa pelo 850° aniversário de sua fundação.

Depois da Eucaristia, o Santo Padre almoçará com os bispos da Conferência Episcopal austríaca e com os cardeais e bispos da comitiva papal na residência pontifícia de Mariazell. Concluído o almoço, o Pontífice se transladará a pé à Basílica para celebrar as Vésperas Marianas com os sacerdotes, religiosos, diáconos e seminaristas. Ali o Papa oferecerá um discurso, depois do qual deixará Mariazell para retornar a Viena.

Na manhã do domingo, dia 9, o Pontífice se dirigirá em procissão do Palácio Arcebispal de Viena à Catedral de Santo Estevão, onde presidirá a Santa Missa às 10:00 a.m. Ao meio dia presidirá a oração do Ângelus na Praça da Basílica e dirigirá umas palavras à paróquia.

Em horas vespertinas, dirigir-se-á em automóvel à abadia cisterciense do século XII de Heiligenkreuz (Santa Cruz) e, posteriormente, terá um encontro com o mundo do voluntariado no histórico auditório Wiener Konzerthaus. Em ambos os atos o Papa oferecerá um discurso.

Ao final da tarde, o Papa se transladará ao aeroporto de Viena e,  depois de uma cerimônia de despedida, partirá com destino ao aeroporto Ciampino de Roma.