O Papa Bento XVI enviou um telegrama aos escotistas reunidos em Chelmsford, Inglaterra, no Jamboree (acampamento mundial) que celebram por motivo do centenário do escotismo, e recordou que "estão chamados a seguir oferecendo seu serviço inestimável".

Em um telegrama assinado pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado Vaticano, o Pontífice destacou que "em um tempo onde os jovens estão confundidos e desorientados", os escotistas "estão chamados a seguir oferecendo seu serviço inestimável".

O Santo Padre ressaltou no breve texto que o escotismo é uma obra que permitiu "a milhões de jovens converterem-se em adultos livres, generosos e responsáveis, fazendo bom uso dos talentos dados por Deus e pondo-os a serviço dos irmãos".

Na missiva, lida ao final da Missa celebrada em Hylands Park de Chelmsford, aonde se realiza o Jamboree, Bento XVI também agradeceu os grandes benefícios do escotismo e reconheceu sua contribuição nos diversos âmbitos da pessoa.

A Eucaristia esteve presidida pelo Arcebispo de Westminster, Cardeal Cormac Murphy-O’Connor, quem por sua vez agradeceu aos escotistas seus esforços por criar um mundo melhor. "A Igreja necessita sua generosidade, sua fé e seu amor para o futuro", alentou o Cardeal inglês.

O Jamboree de Chelmsford, que se iniciou no dia 27 de julho e continuará até 8 de agosto, reúne 40 mil jovens de todo o mundo que celebram o centenário do primeiro acampamento escoteiro realizado em agosto de 1907 na ilha britânica de Brownsea.