A imprensa internacional informou que neste 3 de outubro poderão ser elevados aos altares três novos beatos europeus: o imperador Carlos IV do Áustria, o jovem monge francês Joseph-Enjoe Cassant, e o compatriota deste último, Pierre Vigne, um "missionário itinerante" do século XVII.

Conforme informaram agências como AFP e ANSA, a data da cerimônia ainda não foi anunciada pelo Vaticano, mas a embaixada do Áustria na a Santa Sé já distribuiu os convites para as cerimônias que acompanharão o evento.

O imperador Carlos IV do Áustria, filho do arquiduque Otto e da princesa Maria Josefina da Saxônia, nasceu em 17 de agosto de 1887 e morreu com "fama de santo" em 1 de abril de 1922 na ilha da Madeira, onde tinha se exilado.

Carlos se encontrou como sucessor do imperador Francisco José depois de uma extraordinária série de circunstâncias, já que seis herdeiros designados antes que ele morreram. Assim, aos 29 anos, encontrou-se no trono, na Primeira guerra mundial.

Segundo a biografia oficial do Vaticano, o imperador foi durante este conflito "o único responsável político que apoiou os esforços da Papa Bento XV em favor da paz".

O imperador trabalhou por uma legislação social inspirada nos ensinos sociais do Cristianismo e depois da guerra "respondeu ao desejo da Papa de frear a chegada o poder do comunismo na Europa central, tentando estabelecer novamente sua autoridade na Hungria, o que não obteve, para evitar a guerra civil".