O Pe. Benjamim Martín Sánchez, o sacerdote mais idoso de Zamora, faleceu recentemente aos 101 anos de idade, logo depois de uma árdua vida de trabalho pastoral e oração em território espanhol.

O sacerdote nasceu em 17 de agosto de 1905 na pastaria de Villardiegua de Nalso. Foi o terceiro de onze irmãos. Seu ingresso ao seminário de Zamora se deveu à intercessão de um tio dele, quem obteve a permissão de seus pais. Ali aprendeu latim e humanidades. Posteriormente, em Comillas, graduou-se em direito canônico e se doutorou em Teologia.

À volta de Comillas foi nomeado coadjutor em Fuentesaúco, localidade onde o surpreendeu a guerra civil e em que foi capelão militar. Ao longo de todo esse período orou pelo fim do conflito e a reconciliação entre espanhóis.

Ao terminar a guerra, o Pe. Sánchez se dirigiu a Salamanca para estudar filosofia e letras, mas o Bispo tinha outros planos e o mandou de novo a Fuentesaúco como pároco.

Sete anos depois é enviado a Zamora, à paróquia de São Torquato. Desejoso de formar novos sacerdotes, ingressou como professor no Seminário de Zamora, do qual foi Reitor em seguida. Também foi nomeado Reitor da Catedral, ocupando esse posto até os oitenta anos de idade.

A Diocese de Zamora, em reconhecimento a seu trabalho pastoral, tributou uma comemoração ao Pe. Sánchez quando fez cem anos, em 2005.