O Arcebispo da Santa Fé de la Vera Cruz, Dom José María Arancedo, assinalou que a primeira exigência de um pároco é ser "autêntico discípulo de Jesus Cristo, porque apenas um sacerdote apaixonado pelo Senhor pode renovar uma paróquia", durante uma reflexão pela próxima festa do Santo Cura d'Ars, Padroeiro dos párocos, que se celebra em 4 de agosto.

No discurso breve radial, o Prelado afirmou que "se me perguntassem qual é dentro das diversas tarefas que desenvolvem os sacerdotes a mais destacada, se é que podemos falar assim, eu diria a de pároco com risco de ser parcial" e reconheceu que "tenho uma particular valorização e estima por este ministério sacerdotal".

Em seguida, indicou que "na paróquia o sacerdote vive de uma maneira plena e concreta a missão de Jesus Cristo, o Bom Pastor" e adicionou que nela "se aprecia em toda sua dimensão eclesiástica a pessoa e o ministério do pároco".

"Ao nos referir a ele, a palavra Padre, adquire todo seu significado e valor espiritual", assegurou Dom Arancedo e recordou que o recente documento de Aparecida quando fala da renovação das paróquias olha em primeiro lugar o pároco e indica que deve ser "um ardoroso missionário que vive o constante desejo de procurar os afastados e não se contente com a simples administração".

Depois de comentar que aos sacerdotes se encomenda uma paróquia para ser "seu próprio pastor", o Bispo de Santa Fé assinalou que isso "significa que todos temos em nosso pároco uma referência de cuidado pastoral".

"Esta relação nos envolve e compromete como membros vivos de uma mesma comunidade" por isso "não se trata de um caminho com sentido único que vai, do pároco ao fiel, mas sim é necessária também essa outra relação do fiel a seu pároco", adicionou.

"Eles foram ordenados a serviço de vocês, eles necessitam da presença e a colaboração de vocês" finalizou o Prelado.