O Papa Bento XVI expressou hoje ao Patriarcado Ortodoxo da Romênia, através de uma mensagem dirigida a Sua Eminência Daniel, suas sentidas condolências pelo falecimento de Sua Beatitude Teoctist, Patriarca da Igreja Ortodoxa Romena, ocorrida na segunda-feira passada à idade de 92 anos.

Ao tempo de expressar seus pêsames, o Santo Padre assegurou sua "união espiritual a todos aqueles que lamentam a morte deste distinto e altamente reconhecido líder da Igreja".

"A visita de meu amado predecessor o Papa João Paulo II a Sua Beatitude Teoctist em 1999 –recordou Bento XVI–, e a visita de retorno do Patriarca ao Bispo de Roma em 2002, permanecerão na memória de nossas Igrejas como um dom particular da graça de Deus, que fortaleceu e deu novo impulso a crescente amizade e melhorou as relações fraternais entre as Igrejas".  

Mais adiante, o Santo Padre assinala que "ambos os homens tiveram uma determinação total para escrever uma nova página na história de nossas comunidades, superando um difícil passado que ainda pesa sobre nós, e esperando confidencialmente o dia em que as divisões entre os que seguem a Cristo serão superadas".

Os funerais do Patriarca Teoctist, que acontecerão na próxima sexta-feira na Catedral Patriarcal de Bucareste, contará com a participação de uma delegação da Santa Sé composta pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, o Secretário do mesmo dicasterio, Dom Brian Farrell, e o Núncio Apostólico na Romênia, Dom Jean-Claude Périsset.