Milhares de escotistas católicos da Europa se reuniram esta manhã no Salão Paulo VI do Vaticano para reafirmar sua identidade eclesiástica e renovar sua promessa escoteira ante o Papa Bento XVI, quem augurou ao movimento fundado há exatamente 100 anos, "continue produzindo fecundos frutos de formação humana, espiritual e civil em todos os países do mundo".

"Saúdo o grupo do Movimento Escoteiro da Europa que esta manhã com sua presença querem reafirmar sua participação eclesiástica, depois de ter renovado a promessa escoteira, que as empenha a cumprir o próprio dever sobre Deus e a servir aos outros com generosidade", disse o Santo Padre ao final da Audiência Geral desta quarta-feira.

Faz exatamente 100 anos, em 1° de agosto de 1907, na ilha de Brownsea (Grã-Bretanha) que se realizou o primeiro acampamento escoteiro da história, organizado pelo Lorde Baden-Powell, fundador do movimento escoteiro.

"Meu pensamento se dirige também a todos os membros do movimento escoteiro do mundo, que renovaram sua própria promessa hoje, dia do centenário do início do escotismo", acrescentou o Pontífice.

Finalmente, Bento XVI augurou cordialmente que "o movimento educativo do escotismo" continue produzindo "fecundos frutos de formação humana, espiritual e civil em todos os países do mundo".