Kristine Burton tem 19 anos de idade, educou-se em seu lar e lidera um novo movimento que busca fazer do aborto um ato ilegal no Colorado.

Em um diálogo com o jornal Denver Post, Kristine relatou que decidiu fazer algo para deter o aborto quando fez 13 anos de idade. Atualmente lidera a organização Colorado for Equal Rights, que busca incluir nas eleições de 2008 uma votação para emendar a constituição estatal e proibir o aborto.

Burton nasceu na cidade rural de Peyton e se confessa batista, diz sentir grande paixão pela causa pró-vida e atualmente estuda direito em uma escola virtual localizada em Fresno, Califórnia.

Aliou-se com o jovem advogado Mark Meuser, a quem conheceu em um congresso sobre direito, para impulsionar o reconhecimento da humanidade do nascituro.

Meuser está coordenando a estratégia com o Centro Legal Tomás Moro de Ann Arbor, Michigan, uma organização sem fins de lucro dedicada à liberdade religiosa. Atualmente, o trabalho de Meuser e Burton radica em definir quando começa o ser pessoa, considerando que segundo a sentença da Corte Suprema no caso Roe x Wade "quando se estabelece o ser pessoa, ... o direito à vida do feto fica garantido especificamente pela Emenda 14".

Para incluir a pergunta nos próximos comícios, a equipe deve completar vários requisitos incluindo a coleta de 76 mil assinaturas correspondentes a votantes registrados.

Para conhecer mais sobre esta iniciativa, pode visitar o site em inglês http://www.coloradoequalrights.com