Um italiano de 60 anos, Ulderico Lambertucci, realizou uma extensa maratona em que percorreu mais de dez países para unir a cidade de Macerata com Pequim, para rezar ante a tumba do Pe. Mateo Ricci, o sacerdote jesuíta que iniciou a evangelização na China.

Esta espetacular travessia será transmitida na televisão italiana a partir de 5 de agosto. Na produção de Sat 2000 –pertencente à Igreja na Itália– a audiência poderá ver Lambertucci correndo pela Eslovênia, Croácia, Romênia, Moldávia, Ucrânia, Rússia,  Cazaquistão, entre outros, até chegar à nação da grande muralha.

Na opinião de Dom Angelo Comastri, Vigário Geral do Papa para a Cidade do Vaticano, o que este italiano de 60 anos realizou "é uma maior e extraordinária fadiga como oração para que a China possa entender que é amada por Jesus Cristo como todos outros povos". Para o Bispo de Macerata, Dom Claudio Giuliodori, "chegar à tumba do Pe. Matteo Ricci é um sinal forte, especialmente agora com a carta do Santo Padre aos católicos chineses".

Daniele Morini, produtor do programa que em agosto irá ao ar, no percurso se pôde "encontrar muitos homens e mulheres de fé empenhados na evangelização em lugares aonde é difícil e arriscada".