O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco Varela, afirmou estar surpreso pela atitude de milhares de jovens que se lançaram "à rua para anunciar Jesus Cristo como salvador dos homens e dos jovens", na Missão Jovem de Madri.

Ao fazê-lo, disse o Cardeal no programa "O espelho da Igreja em Madri" da cadeia COPE, os jovens da cidade deram "testemunho disso com a palavra, publicamente, de forma pessoal e comunitária". Em seguida, explicou que a Missão Jovem lançada em 2005 "começou sendo uma espécie de ilusão apostólica, espiritual e pastoral, cujos perfis íamos adquirindo, ganhando dia a dia, fruto do impulso, da ação, do desejo de levar Cristo aos jovens em Madri".

"O objetivo primitivo, assinalou, era o anúncio missionário dos jovens nos âmbitos onde eles se movem", afirmou o Arcebispo de Madri.

Para o Cardeal Rouco, "não ficou nenhum canto tipológico de lugares onde circulam os jovens onde estes missionários não tenham estado", com um enorme sacrifício pessoal, já que a atividade missionária se realizava sobre tudo os fins de semana.

Depois de indicar que os frutos desta missão foram "o testemunho público da fé para os jovens por parte dos jovens" e a criação das mesas de arciprestado. Agora, "o Papa vai nos receber" em uma audiência que acontecerá em Castel Gandolfo no dia 9 de agosto, "coincidindo, por acaso, com a festa da Santa Teresa Benedita da Cruz (ou Santa Edith Stein), uma das jovens mais brilhantes do século XX", disse o Cardeal Rouco.

Nesta audiência, assinalou, "queremos apresentar ao Santo Padre o que foi a Missão e pedir seu alento para continuá-la, que implica iluminação teológica", já que esta continuará no próximo curso com o apoio das famílias, em especial de "jovens que iniciaram sua vida matrimonial nos últimos anos, embora sem excluir aos maiores".

"As famílias jovens de Madri evangelizam às famílias jovens de Madri" será o lema desta nova etapa da Missão, cujo "objetivo primitivo de suma importância é que sejam testemunhas da fé com seus filhos, evangelizando em sua própria casa", disse o Arcebispo.