Esta manhã na Catedral de Quito se realizou uma Eucaristia pelos 50 anos de ordenação sacerdotal de Dom Raúl Vela Chiriboga, Arcebispo de Quito e Primaz do Equador.

A Missa contou com a participação do Núncio Apostólico, os bispos da Conferência Episcopal Equatoriana, e como convidado especial o Cardeal Friedrich Wetter, Arcebispo Emérito de Munique.

Ao final da Missa, o Prefeito quito, Paco Moncayo, agradeceu a Dom Vela por seu trabalho e entrega generosa nestes cinqüenta anos como sacerdote. Posteriormente declarou hóspede de honra ao Cardeal Wetter.

Às 11:30 na sede do Episcopado foi realizado um encontro onde os Bispos do Equador agradeceram o Cardeal Wetter por ser um dos impulsores do Programa de Ajuda Fraterna ao Equador. O Cardeal permanecerá no Equador até o dia 3 de agosto. Visitará Guayaquil, Machala, Portoviejo e Ibarra, cidades nas quais se reunirá com as autoridades eclesiásticas e visitará alguns dos projetos e obras sociais que se executam graças à contribuição da Arquidiocese de Munique.

Alguns dados

Dom Vela Chiriboga nasceu em Riobamba em 1º de janeiro de 1934, recebeu a ordenação sacerdotal em 28 de julho de 1957. Em 1969 foi renomado Subsecretário da Conferência Episcopal Equatoriana.

Em 1972 foi designado Bispo Auxiliar de Guayaquil, recebendo a ordenação episcopal em 21 de maio desse mesmo ano. Em 1975 foi nomeado Bispo de Azogues e em 1989 Bispo Ordinário Militar. Em 21 de março de 2003 João Paulo II o nomeou Arcebispo de Quito.