Um grupo de oito policiais vestidos de civis prendeu três sacerdotes da Igreja Católica clandestina na China, fiéis à Santa Sé, na tarde de 24 de julho, enquanto que outro foi detido no inicio de julho e entregue às autoridades policiais e religiosas, informou a Fundação Kung.

Segundo a denúncia da fundação com sede nos Estados Unidos, a detenção dos presbíteros Aijun Liang (35), Zhong Wang (41), e Jinbao Gao (34), todos originários da província de Hebei, aconteceu na terça-feira passada após refugiar-se na casa de um católico de Ximeng, na Mongólia Interior.

A detenção, assinala um comunicado de imprensa da fundação difundido na sábado passada, deve-se a que os religiosos "rechaçaram unir-se à Associação Patriótica Católica Chinesa e porque são leais e obedientes ao Papa Bento XVI". Segundo a mesma nota, desconhece-se neste momento o paradeiro dos ministros.

O quarto sacerdote, Tailandês Cui (50), originário de Zhuolu (Hebei), foi detido no inicio de julho e entregue às autoridades policiais e religiosas pelos mesmos motivos.

O sacerdote "esteve envolvido em um acidente de motocicleta", explica o comunicado. Entretanto, continua, "depois que o acidente foi resolvido, as autoridades o transferiram à segurança pública e ao escritório de assuntos religiosos. Foi detido em um cárcere de Zhuolu desde então".