O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, recordou que "o Papa manifestou inumeráveis vezes sua dor pelas vítimas inocentes de tantos conflitos que acontecem no mundo", como o evidenciou ontem seu pedido pela libertação dos 22 sul-coreanos seqüestrados por rebeldes talibãs no Afeganistão. "Não as esquece absolutamente", destacou.

Assim disse o porta-voz vaticano à agência ANSA ao ser perguntado pela solicitude feita ontem pelos talibãs afegãos a Bento XVI de condenar as perdas infligidas a civis por parte das forças internacionais no Afeganistão.

Os talibãs responderam assim à condenação do Santo Padre, pronunciada ontem durante o Ângelus, do seqüestro do grupo de missionários sul-coreanos há doze dias no Afeganistão.

"Com o pedido de ontem, o Papa quis manifestar a preocupação pela difusão de uma forma particularmente odiosa de violência que se expressa na captura de reféns inocentes e na ameaça de sua morte. Desta maneira se agrava a fim de contas o horrível círculo vicioso do ódio e da morte".

"É um pedido a qualquer que tenha uma consideração muito profunda pelo respeito e a dignidade da pessoa humana e a causa da paz não pode não compartilhar".