Ao meio-dia o Papa Bento XVI rezou o Ângelus dominical junto aos fiéis e peregrinos que se reuniram no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo e recordou que a energia atômica deve favorecer a paz em todo mundo e respeitar o ser humano.

O Santo Padre dedicou suas palavras introdutórias ao tema da paz, recordando que "hoje se celebra o 50° aniversário do Estatuto da Agência Internacional para a Energia Atômica", que foi instituída para "fazer crescer a contribuição da energia atômica à causa da paz, da saúde e da prosperidade em todo mundo".

"Cada vez é mais atual e urgente o compromisso por alentar a não proliferação de armas nucleares, promoverem um progressivo desarmamento nuclear e favorecer o uso pacífico e seguro da tecnologia nuclear para um desenvolvimento autêntico, respeitoso do meio ambiente e sempre atento às populações com maiores dificuldades", adicionou o Pontífice.

Deste modo manifestou o desejo que a corrida armamentista seja "substituída por um esforço comum por mobilizar os recursos para objetivos de desenvolvimento moral, cultural e econômico, redefinindo as prioridades e as escalas de valores".

Finalmente, Bento XVI confiou à intercessão da Maria Santíssima para que "os conhecimentos e técnicas científicos sejam sempre aplicados com sentido de responsabilidade e pelo bem comum, no pleno respeito do direito internacional".